Pages

  • CONJUNTO DO CARMO, CACHOEIRA - BA
  • PONTE SOBRE O RIO PARAGUASSU
  • CASA DE CÂMARA E CADEIA
  • CASA DE CÂMARA E CADEIA
  • CENTRO DE ARTES HUMANIDADES E LETRAS - CAHL
  • CACHOEIRA-BA
  • CENTRO DE ARTES HUMANIDADES E LETRAS- CAHL
  • CONJUNTO DO CARMO
  • CENTRO DE ARTES HUMANIDADES E LETRAS - CAHL
  • ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CACHOEIRA - BA
  • CENTRO DE ARTES HUMANIDADES E LETRAS - CAHL

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Monitoria

 
PREZAD@S,

A comissão organizadora convoca a  tod@s  @s candidat@s  pré-selecionad@s  para uma reunião  no dia 01/09 (quinta-feira), às 14h no  prédio do Hansen.
 
Cordiais Saudações
Comissão Organizadora
 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pagamento das Inscrições


Car@s participantes,

Ao realizar o pagamento das inscrições é necessário o encaminhamento do comprovante para os seguintes e-mails:

financeiro.semufrb@gmail.com
seminariopgcs@ufrb.edu.br

Obs. Para os que já efetivaram o pagamento e não encaminharam o comprovante, solicitamos que, por favor, o faça.

Comissão Organizadora

Mini-cursos aprovados


Título: Filme Etnográfico – limites e possibilidades. Da produção dos clássicos à contemporaneidade

Ministrante:
Joceny de Deus Pinheiro - Doutora em Antropologia Social com Mídia Visual pelo Granada Centre for Visual Anthropology. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA.

Resumo: Será que podemos falar da existência de um gênero de produção antropológica e audiovisual chamado filme etnográfico? Se existem características definidoras desse modo de fazer filme e de representar o conhecimento advindo da pesquisa antropológica, quais seriam? Ao explorar uma série de autores e filmes, aqui teremos a oportunidade de pensar sobre questões que interessam não apenas à antropologia mas às ciências humanas de um modo geral, tais como o lugar do sujeito, do objeto, da subjetividade, da objetividade, do real, do ficcional, da alteridade, do trabalho de campo e da produção de conhecimento.

_________________________________________________________________
Título: Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma discussão sobre Permanência e Pós Permanência

Ministrantes:
Dyane Brito Reis – Doutora em Educação; Professora Adjunta I CFP-UFRB
José Raimundo Santos – Mestre em C. Sociais; Professor Assistente I CFP-UFRB
Ronaldo Sena Barros – Mestre em Filosofia; Professor Assistente I CFP-UFRB

Resumo: No início do Século XXI, muitas universidades públicas estabeleceram, de modo variado, políticas diferenciadas de acesso ao ensino superior a determinadas categoriais sociais e/ou étnicas e raciais. Quase uma década após a implementação do sistema de cotas, faz-se necessário alguns questionamentos: As IES têm absorvido estes estudantes e garantido sua permanência? As IES têm implementado políticas de combate ao racismo e a discriminação? Há projetos que ampliem o acesso à pesquisa e extensão? Este mini-curso propõe-se a discutir as políticas de ações afirmativas com foco na permanência e pós permanência e para tal conta com o seguinte conteúdo: 1 -  a origem do debate sobre as ações afirmativas - raça e classe; 2 - o ensino superior e a equidade - o formal e o estabelecido e; 3 - as ações afirmativas da graduação à pós-graduação.
         
_________________________________________________________________

Título: Theodor Adorno e a crítica à sociologia

Ministrante:
Caio Eduardo Teixeira Vasconcellos - Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP)

Resumo: O presente curso visa trazer à tona as críticas de Adorno a sociólogos clássicos (Comte, Durkheim e Weber) e a polêmica com o positivismo de seu tempo a fim de reconstruir alguns aspectos da teoria social do sociólogo frankfurtiano. A crítica aos conceitos sociológicos torna-se um espaço para a compreensão e interpretação da própria sociedade. Por outros termos, o objetivo é demonstrar que nos ensaios e artigos selecionados para a realização dessa pesquisa, ao tratar da história da sociologia, ao posicionar-se ante as polêmicas e controvérsias científicas, Adorno, na verdade, efetua um alargamento do âmbito da experiência sociológica e leva às últimas consequências o projeto de compreender o processo social através da crítica à tradição sociológica.

_________________________________________________________________

Título: Educação das Relações Étnico-Raciais através da EAD

Ministrante:
Zelinda dos Santos Barros - Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO/UFBA)

Resumo:
Em que pese a aparente unanimidade no entendimento da importância da educação para o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais, controvérsias surgem quando são discutidas as formas de promover a democratização da educação. A Educação a Distância (EaD) ainda não encontra terreno seguro neste debate, pois muitas são as críticas a esta modalidade de ensino. Pretende-se discutir algumas questões relacionadas à educação das relações étnico-raciais a distância, considerando as possibilidades e limitações advindas da interação EaD e (EREr). O mini-curso tem como objetivos: reconstruir o processo que culminou na emergência de programas de formação de professores a distância para o trabalho com temas transversais; identificar as características e peculiaridades de um curso a distância voltada ao trabalho com a História e Cultura Afro-brasileiras e analisar o impacto de cursos à distância nas práticas pedagógicas orientadas ao trabalho com a temática História e Cultura Afro-brasileiras.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

PALESTRANTES CONFIRMAD@S!



                                           Maria Rosário Gonçalves de Carvalho/UFBA
   Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. Professora Associada I da Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de Antropologia e Etnologia. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA. Desde o início da década de 90 é Coordenadora do Programa de Pesquisas Sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB), juntamente com Pedro Agostinho. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, etnicidade, relações raciais e antropologia histórica.

                                              
                                             Alba Regina Neves Ramos/UNIFACS
¨        Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1973), mestrado em Estudos da América Latina - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983) e doutorado em Sociologia - Université de Paris III-IHEAL (Sorbonne-Nouvelle) (1986). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Social. Diretora do CRH/FFCH-UFBA(1998-1999).Participou da Editoria da Revista- CRH. Coordenou a Câmara de Ciências Humanas-FAPESB. Tem experiência na área de Sociologia,atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social, educação e cidadania, desenvolvimento social, mudanças das práticas culturais,trabalho, identidade e classe.

                                                       
Tales Vital / UFRPE

   Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1969), mestrado em Economia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1977) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Pós-doutorado em Comércio Internacional Agrícola na Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne - France (1997), e Pós-doutorado em Economia Territorial na Université Pierre Mendes France, em Grenoble-France (2008). É professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do agronegócio, desenvolvimento regional e local, gestão de políticas agrícolas e pequena produção rural.

                                          Raul Francisco Magalhães/UFJF
           Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (2000). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisador nas áreas de Ciência Política e Microssociologia (etnometodologia), com ênfase em teoria política e teoria da ação (relações entre linguagem, racionalidade e ação). É Coordenador da Graduação em Ciências Sociais da UFJF (jul/2005) e membro, desde 2006, do Conselho Universitário da UFJF (representando os coordenadores de graduação da área de ciências humanas). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF . Atua como pesquisador do Centro de Pesquisas Sociais da UFJF. Atualmente desenvolve investigações sobre os usos da linguagem para produção de deliberações em contextos de debate e conflito.
    
Luzania Barreto Rodrigues /UNIVASF
          Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia-infância, meninos de rua, instituições, projeto axé e drogas. Realizou seu Pós-Doutorado vinculada à ARD-FC - Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti/FAMEB - Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu a pesquisa "Modalidades e Estratégias de Redução de Danos: uma avaliação comparativa das ações da ARD-FC e da sua recepção por parte dos usuários de drogas no Centro Histórico de Salvador", Atualmente, é professora Adjunta de Antropologia/Colegiado de Ciências Sociais e coordenadora do LAPIS - Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Uso de Substância Psicoativas da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
 Laumar Neves de Souza/UNIFACS
   Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Salvador - atuando nas Pós-Graduações de Desenvolvimento Regional e Urbano e Administração. Trabalhou na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), coordenando a área de pesquisas sociais. Tem experiência na área de Economia e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, desemprego, sindicatos, reestruturação produtiva e emprego.
Jorge Chiapetti /UESC
   Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Passo Fundo - UPF (1989), mestrado em Agronomia - área de Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1998) e doutorado em Geografia - área de Organização do Espaço, pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - IGCE/UNESP-RC (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, lotado no Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais-DCAA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase na área da socieconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do agronegócio, desenvolvimento rural, administração rural, gestão agroindustrial e desenvolvimento regional.
Antônio Rafael Barbosa /UFF
   Professor Adjunto I do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional (2005). Pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP/UFF). Principais temas de interesse: sistema de justiça criminal; drogadição; programas de redução de danos; tráfico de drogas no Rio de Janeiro; sistema penitenciário. É autor do livro "Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro". 
Wellington Castellucci Junior/UFRB  
            Possui graduação em História pela Faculdade de Formação de Professores de Santo Antônio de Jesus (1995) , mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005) . Atualmente é Professor adjunto do Mestrado em História. da UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS e Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Moderna. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura,  Resistência, Trabalho, Liberdade, Escravidão.
Gonzalo Adrián Rojas/UFPB  
           Professor Adjunto II de Ciência Política na Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS) no Centro de Ciências Humanas (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFCG, na linha de pesquisa: Desenvolvimento, ruralidades e políticas publicas nos eixos temáticos: Estado, classes e poder político; Teoria Política e Social e Movimentos sociais na América Latina. Desenvolve projeto de pesquisa no PPGCS (UFCG): Os governos pós-neoliberais na América Latina (1999-2009): uma análise comparativa. As relações entre Estado, poder político, movimentos sociais, políticas públicas e ilusão desenvolvimentista . Também participa do Grupo de Estudos sobre América Latina Contemporânea (GEPALC) na linha de pesquisa Política e Revoluções sociais em América Latina projeto vinculado ao Programa de Pós-graduação em Historia da Universidade Federal de Paraíba (UFPB).

 
  Celso Antonio Favero /UNEB
          Iniciou graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1975; concluiu o curso na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 1985. Em 1989, ingressou no Mestrado em Ciencias Sociais na Universidade Federal da Bahia, concluindo o curso em 1991. Em 1990, através de concurso público, tornou-se professor na Universidade do Estado da Bahia, UNEB, no Campus de Alagoinhas. Em 1994, ingressou no Doutorado em sociologia na Université du Quebec à Montréal, concluindo o curso em 1998, quando regressou para a UNEB. Atualmente, é docente pesquisador no Departamento de Ciências Humanas, no Campus de Salvador e no Mestrado em Politicas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional . É membro da equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da universidade e, em 2008, coordenou a Rede de ITCPs do Nordeste do Brasil. É Avaliador Institucional e de Cursos pelo INEP.