Título: Filme Etnográfico – limites e possibilidades. Da produção dos clássicos à contemporaneidade
Ministrante:
Joceny de Deus Pinheiro - Doutora em Antropologia Social com Mídia Visual pelo Granada Centre for Visual Anthropology. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA.
Resumo: Será que podemos falar da existência de um gênero de produção antropológica e audiovisual chamado filme etnográfico? Se existem características definidoras desse modo de fazer filme e de representar o conhecimento advindo da pesquisa antropológica, quais seriam? Ao explorar uma série de autores e filmes, aqui teremos a oportunidade de pensar sobre questões que interessam não apenas à antropologia mas às ciências humanas de um modo geral, tais como o lugar do sujeito, do objeto, da subjetividade, da objetividade, do real, do ficcional, da alteridade, do trabalho de campo e da produção de conhecimento.
_________________________________________________________________
Ministrante:
Joceny de Deus Pinheiro - Doutora em Antropologia Social com Mídia Visual pelo Granada Centre for Visual Anthropology. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA.
Resumo: Será que podemos falar da existência de um gênero de produção antropológica e audiovisual chamado filme etnográfico? Se existem características definidoras desse modo de fazer filme e de representar o conhecimento advindo da pesquisa antropológica, quais seriam? Ao explorar uma série de autores e filmes, aqui teremos a oportunidade de pensar sobre questões que interessam não apenas à antropologia mas às ciências humanas de um modo geral, tais como o lugar do sujeito, do objeto, da subjetividade, da objetividade, do real, do ficcional, da alteridade, do trabalho de campo e da produção de conhecimento.
_________________________________________________________________
Título: Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma discussão sobre Permanência e Pós Permanência
Ministrantes:
Dyane Brito Reis – Doutora em Educação; Professora Adjunta I CFP-UFRB
José Raimundo Santos – Mestre em C. Sociais; Professor Assistente I CFP-UFRB
Ronaldo Sena Barros – Mestre em Filosofia; Professor Assistente I CFP-UFRB
Resumo: No início do Século XXI, muitas universidades públicas estabeleceram, de modo variado, políticas diferenciadas de acesso ao ensino superior a determinadas categoriais sociais e/ou étnicas e raciais. Quase uma década após a implementação do sistema de cotas, faz-se necessário alguns questionamentos: As IES têm absorvido estes estudantes e garantido sua permanência? As IES têm implementado políticas de combate ao racismo e a discriminação? Há projetos que ampliem o acesso à pesquisa e extensão? Este mini-curso propõe-se a discutir as políticas de ações afirmativas com foco na permanência e pós permanência e para tal conta com o seguinte conteúdo: 1 - a origem do debate sobre as ações afirmativas - raça e classe; 2 - o ensino superior e a equidade - o formal e o estabelecido e; 3 - as ações afirmativas da graduação à pós-graduação.
_________________________________________________________________
Título: Theodor Adorno e a crítica à sociologia
Ministrantes:
Dyane Brito Reis – Doutora em Educação; Professora Adjunta I CFP-UFRB
José Raimundo Santos – Mestre em C. Sociais; Professor Assistente I CFP-UFRB
Ronaldo Sena Barros – Mestre em Filosofia; Professor Assistente I CFP-UFRB
Resumo: No início do Século XXI, muitas universidades públicas estabeleceram, de modo variado, políticas diferenciadas de acesso ao ensino superior a determinadas categoriais sociais e/ou étnicas e raciais. Quase uma década após a implementação do sistema de cotas, faz-se necessário alguns questionamentos: As IES têm absorvido estes estudantes e garantido sua permanência? As IES têm implementado políticas de combate ao racismo e a discriminação? Há projetos que ampliem o acesso à pesquisa e extensão? Este mini-curso propõe-se a discutir as políticas de ações afirmativas com foco na permanência e pós permanência e para tal conta com o seguinte conteúdo: 1 - a origem do debate sobre as ações afirmativas - raça e classe; 2 - o ensino superior e a equidade - o formal e o estabelecido e; 3 - as ações afirmativas da graduação à pós-graduação.
_________________________________________________________________
Título: Theodor Adorno e a crítica à sociologia
Ministrante:
Caio Eduardo Teixeira Vasconcellos - Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP)
Resumo: O presente curso visa trazer à tona as críticas de Adorno a sociólogos clássicos (Comte, Durkheim e Weber) e a polêmica com o positivismo de seu tempo a fim de reconstruir alguns aspectos da teoria social do sociólogo frankfurtiano. A crítica aos conceitos sociológicos torna-se um espaço para a compreensão e interpretação da própria sociedade. Por outros termos, o objetivo é demonstrar que nos ensaios e artigos selecionados para a realização dessa pesquisa, ao tratar da história da sociologia, ao posicionar-se ante as polêmicas e controvérsias científicas, Adorno, na verdade, efetua um alargamento do âmbito da experiência sociológica e leva às últimas consequências o projeto de compreender o processo social através da crítica à tradição sociológica.
_________________________________________________________________
Título: Educação das Relações Étnico-Raciais através da EAD
Ministrante:
Zelinda dos Santos Barros - Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO/UFBA)
Resumo: Em que pese a aparente unanimidade no entendimento da importância da educação para o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais, controvérsias surgem quando são discutidas as formas de promover a democratização da educação. A Educação a Distância (EaD) ainda não encontra terreno seguro neste debate, pois muitas são as críticas a esta modalidade de ensino. Pretende-se discutir algumas questões relacionadas à educação das relações étnico-raciais a distância, considerando as possibilidades e limitações advindas da interação EaD e (EREr). O mini-curso tem como objetivos: reconstruir o processo que culminou na emergência de programas de formação de professores a distância para o trabalho com temas transversais; identificar as características e peculiaridades de um curso a distância voltada ao trabalho com a História e Cultura Afro-brasileiras e analisar o impacto de cursos à distância nas práticas pedagógicas orientadas ao trabalho com a temática História e Cultura Afro-brasileiras.
Título: Educação das Relações Étnico-Raciais através da EAD
Ministrante:
Zelinda dos Santos Barros - Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO/UFBA)
Resumo: Em que pese a aparente unanimidade no entendimento da importância da educação para o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais, controvérsias surgem quando são discutidas as formas de promover a democratização da educação. A Educação a Distância (EaD) ainda não encontra terreno seguro neste debate, pois muitas são as críticas a esta modalidade de ensino. Pretende-se discutir algumas questões relacionadas à educação das relações étnico-raciais a distância, considerando as possibilidades e limitações advindas da interação EaD e (EREr). O mini-curso tem como objetivos: reconstruir o processo que culminou na emergência de programas de formação de professores a distância para o trabalho com temas transversais; identificar as características e peculiaridades de um curso a distância voltada ao trabalho com a História e Cultura Afro-brasileiras e analisar o impacto de cursos à distância nas práticas pedagógicas orientadas ao trabalho com a temática História e Cultura Afro-brasileiras.
0 comentários:
Postar um comentário